Localizados no extremo sul do Bàdiu, os índios Chuí se inspiraram em uma revolta juruá de nome “Batalha do Passo do Rosário”, que aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1827.

CONTEXTO

Em 1816 os portugueses invadiram a banda oriental (Uruguai), e depois de derrotar a cidade de “Artigas”, ocupou a região por completo.

Todavia, a história não parou por aí. Em 1827 forma-se a “Província Unida do Rio da Prata”, composta por Argentina e Uruguai. Os “Hermanos” chegam no solo do Império do Brasil declarando uma guerra territorialista, interessada na província de Cisplatina.

Apesar de formar um exército português forte e mercenários irlandeses e alemães, o Império leva a pior na revolta, perdendo essas terras.

A perda territorial dos colonizadores serve de motivação aos índios Chuí, que em 1828 resolvem travar uma guerra de território contra o Bàdiu.

O Bádiu em 1821, pós paliar, começa a ganhar distritos por todo território, porém pelo tamanho da extensão, isso começa a sair do controle de Endí Campos, o primeiro presidente eleito por votação popular – pós-renúncia de Raoní Folhaverde.

No último dos 7 anos de governo do “cacique geral” (como era chamado o presidente nos primeiros anos), ele aprova junto ao Oratorium a divisão do Bàdiu em 5 demarcações de terra, uma forma de organizar a nação e não deixar nenhum pedaço desassistido.

Quando a proposta dese juntar a “Austral” chega aos índios Chuí, eles resolvem travar uma guerra pelo território, visando ter o mesmo sucesso da tal “Província Unida do Rio da Prata”.

Nem Vila Vareta, nem qualquer outra parte do Bàdiu queria uma guerra. Nestes tempos estavam todos pensando na construção de um novo mundo pós-paliar, fazendo as pazes com a liberdade. Todavia, os índios Chuí sempre foram conhecidos por sua agressividade.

Esse é lembrado como um triste momento da história, já que pela primeira vez bruxos lutavam contra bruxos. Apesar de Vila Vareta e outras partes do Bàdiu não quererem guerra alguma, foram forçados a lutar para salvar suas vidas.

Depois de meses sangrentos, Endí Campos consegue um acordo. Não é que não quisesse um acordo antes, mas os índios Chuí não estavam interessados em nenhum tipo de conversa.

Em 12 de junho de 1928 o Chuí se separa do Bàdiu, com uma considerável extensão de terra. A partir de então, Atascadeiro se torna o último distrito do país, localizado no extremo sul – a paz e a liberdade voltam a reinar.

Apesar de ter um território próprio por décadas, o Chuí se junta ao Uruguai em 1840. Por conta disso, o Uruguai se envolveu em várias polêmicas, pedindo que Antonieta Miraflores fosse reconhecida como cidadã uruguaia.

Guerra separatista dos índios Chuí – A Escola Palavras chave:

Guerra separatista dos índios Chuí

porque Harry Potter; e Hogwarts; porque Hogwarts brasileira; assim Castelobruxo; mas Escola de Magia e Bruxaria do Brasil; mas Castelo Bruxo; e Varinhas; e Magia; mas Feitiçaria; assim Magia e feitiçaria; e Casas; Casas da EMB; mas Ano 01, e Ano 02; porque Ano 03; assim Curso Ano 03: 05 a 08 de novembro 21

Links Úteis:

Livro: A Brigada dos Amaldiçoados;