Porém, sem menor estrutura para pernoite, eles apenas passam o dia no mar, algo que nunca incomodou os locais.
Foi no deslumbre dessa paisagem que nasceu o “Ringball”, traduzido no Bàdiu para “Argobol”.
Inicialmente esse esporte era aquático, um misto de refresco e entretenimento até que Jérémie Profiteur, um dos donos da francesa Voler, decidiu passar férias com a família na pequena ilha, que também é um refúgio dos sonhos da comunidade bruxa.
Foi assim que em 1879 o esporte foi levado para a França, se popularizando em outras partes do mundo através dos ambiciosos da Voler, um dos primeiros fabricantes de vassoura em larga escala da Europa.
Para vender seus exemplares, o Sr. Profiteur criou uma necessidade, forçando as pessoas a comprarem vassouras para jogar.
Tirou o esporte da água, levando a solo e aumentando astronomicamente a altura da argola. Ainda hoje a empresa existe com sede em Paris, e vem desta época a popularidade que os franceses ganharam no esporte que “criaram”. Também fica neste país o maior estádio do mundo, o Magie Bleue, sede da final dos principais torneios.
A Voler, uma companhia criada pelo bisavô de Jérémie Profiteur, e que estava próxima da falência, se tornou o maior nome em vassouras e artigos esportivos de todo o mundo bruxo, competindo apenas com a brasileira FlyUp.