De frente com o povo de uma nação e de um destino
Levi Datto – E neste paliar um especial do mais lindo, o mais cheiroso, o mais incrível apresentador deste Bàdiu. Leeeeee vi Daaaaaa-ttooo.
Queque – Ué… Não é sobre os estudos demográficos pós paliar?
E Levi Datto – Queque, Que Raoní que nada… a turma quer ouvir é sobre Levi Datto… Porque Levi Datto…
Levi Datto – Boa noite Bàdiu, boa noite amigo ouvinte da rádio Arabutã. Aqui quem fala é (SUSPIRA) Le-vi Datto. Nesta noite toda especial de paliar, eu recebo com todo carinho, com todo afeto e café fresco… Quintino Quaresma, diretor do IBE, Instituto Bàdiu de Estatísticas. Seja bem-vindo….
Quando Levi diz “Quintino Quaresma, queque sussurra “Queque, queque”
E Queque – Olá, boa noite, boa noite. Ahn, aqui é Quintino Quaresma, maaaaas, podem me chamar de Queque. Eu prefiro…
Assim Levi Datto – Queque… grande Queque…
Que-que, Que-que, é paliar. Feriadão de cinco dias… coisa boa. Chuvona em Vila Vareta, mas tá tudo bem. Coisa chata né, o fim do verão em Vila Vareta é sempre a mesma coisa. Acorda aquele solão, daqui a pouco… chuva! Nem dá pra aproveitar desse jeito. Comer né? paliar em Vila Vareta é pra comer mesmo.
Inclusive… destruí hoje no Pasta & Salsa viu. Cê viu Queque? Tão com aipo no cardápio de novo. Comi umas 8 pratadas, tive até que abrir a calça pra ir embora (GARGALHA) já foi, Queque?
Queque – …. Na pasta & Salsa? Ah sim, sim, conheço…
Levi Datto – Vai passar o feriado todo aqui queque?
Queque – Não, com certeza não. Eu tenho uma tradição. Só queimo meus papelinhos de paliar na fogueira de Turmalina. No dia seguinte eu sempre tomo um banho na cachoeira dos Pirilampos. Éééé pra me purificar. É uma tradição que eu adoro… Não fui ainda por esse compromisso na rádio Arabutã. Quer dizer, não me leve a mal, estou muito feliz de estar aqui, muito feliz… Eu não fui, mas eu tô feliz aqui. O paliar é um momento muito especial para toda nossa nação, principalmente se tratando de 200 anos. É uma alegria.
Levi Datto – É uma alegria mesmo, o povo tá todo feliz por aí… só na moleza…
Queque – A folguinha vai bem, é claro, mas, eu acho que, nesta época, ficamos realmente orgulhosos da nossa história. Por isso eu fiquei muito contente quando disseram que teria um programa especial de nome “De frente com um povo”. Como um homem dos estudos geográficos, eu vejo no paliar o início de uma era, de um progresso da geografia e da cultura. Raoní Folhaverde é o nosso libertador, utilizando o feitiço criado por Esmer Gitan, mas, neste paliar, estendo toda minha gratidão a Endi Campos, quem eu considero ser o pai da geografia deste país.
Levi Datto – Endi Campos é meio caído né? Tem uma estátua lá na… na praça Folhaverde, mas ninguém liga. Aquele busto só serve pra esconder a meninada apaixonada né (GARGALHO) quem não deu uma bitoquinha atrás do busto de Endi Campos não cresceu em Vila Vareta (GARGALHO) cresceu errado
Queque – Ora, Levi, Endi Campos é uma figura muito importante. Foi o primeiro presidente escolhido por eleições diretas. Foi quem propôs a criação das demarcações e tantas outras providencias pra organização de nossa sociedade como é hoje…
Levi Datto – É… mas deu uma confusão danada essa história de criar as demarcações né? Deu na guerra do Chui, aqueles índios ingratos lá, aqueles índios do Paraguai!
Queque – É Uruguai, Levi… É Uruguai…
Levi Datto – Uruguai, Paraguai…. são muito ingratos, isso sim! Vai ver que é por conta da guerra do Chui que Endi Campos só ganhou aquele bustinho lá (GARGALHO)
Queque – Eu não posso concordar. Nossa população indígena vivia espalhada em meio aos juruás, os colonizadores, mas já estavam espalhadas neste grande território. Quando Raoní Folhaverde, enquanto cacique geral, ELEITO na fogueira dos sábios, realiza o feitiço de paliar em Vila Vareta, abre o precedente para que o feitiço de paliar fosse replicado território afora. Serviu para ocultar tribos, incentivou a criação de outras vilas, que progrediram para o que hoje chamamos de distritos, de cidades…
e Harry Potter; porque Hogwarts; mas Hogwarts brasileira; e Castelobruxo; mas Escola de Magia e Bruxaria do Brasil; assim Castelo Bruxo; porque Varinhas; e Magia; mas Feitiçaria; assim Magia e feitiçaria; e Casas; assim Casas dá EM; E 200 anos de história e liberdade