12 de maio de 2000,

Me lembro como hoje o dia em que me levou à Priori da Rua Sem Fim para comprar a primeira varinha. Talvez na época, aos 11 anos, não pude compreender a grandeza da ocasião e banalizei o momento. Agora entendo o seu entusiasmo.

A primeira varinha é de fato uma conquista importante na vida do bruxo. Um mar de possibilidades se abre a partir de então e, cabe a nós decidir como vamos canalizar nossa magia.

Sei que parti seu coração em pequenos pedacinhos com muitas das coisas que fiz usando minha Priori, e mais, sei que não gostaria de ter pago por isso.

Desculpe se te decepcionei. Desculpe se não atendi as suas expectativas, mas lembre-se, elas sempre foram suas, não minhas. Não se sinta culpado por nada. Não pense que falhou miseravelmente ou que não cumpriu com o seu papel.

Posso entender todas as ações de um pai a fim de proteger um filho, acredite. E é por isso que te perdoo e, espero que possa fazer o mesmo um dia.

Me doeu quando pediu que não usasse o seu sobrenome. Me doeu ouvir que sente vergonha de mim e que preferia que não tivesse nascido.

Hoje sou capaz de entender sua frustração com as minhas ações, mas gostaria que soubesse que lutei pelos meus ideais com toda força do meu coração, do jeitinho que um dia você me ensinou. Lembra?

Não desisti. Também não fraquejei. E não abandonei.

O “Eu te amo” que faltava em palavras, estava presente nas pequenas ações. No casaquinho colocado discretamente na bolsa e, até no meu sanduiche de queijo. Duas fatias cuidadosamente grelhadas, nem mais, nem menos.

Sinto falta da sua rouquidão e da barba por fazer. Do cheiro do seu charuto, que eu sempre odiei, e até de buscar o seu jornal aos domingos – Mesmo não podendo ficar com o troco.

Saudade de nós, pai. Da nossa pequena família, muito distante de ser uma família perfeita, mas cheia de “nós”.

Não pense, nem por um minuto, que não aprendi a amar. Mais que isso. Eu amei demais. Talvez mais do que deveria. Mais do que poderia. Mais do que precisava. Me apaixonei pelas minhas causas e lutei até o fim por todos aqueles que escolhi proteger.

Espero que o Dragas esteja bem no campeonato, que tenha trocado sua vassoura e, que esteja feliz apesar dos pesares.

Da sua, sempre sua, Alma.

Carta de Alma Damas – A Escola Palavras chave:

Carta de Alma Damas

porque Harry Potter; e Hogwarts; porque Hogwarts brasileira; assim Castelobruxo; mas Escola de Magia e Bruxaria do Brasil; mas Castelo Bruxo; e Varinhas; e Magia; mas Feitiçaria; assim Magia e feitiçaria; e Casas; Casas da EMB; mas Ano 01, e Ano 02; porque Ano 03; assim Curso Ano 03: 05 a 08 de novembro 21

Links Úteis:

Livro: A Brigada dos Amaldiçoados;