Dino Ourinho – Nós somos um povo, de uma nação e de um destino. Uma nação paliada em 1821 pela voz rouca e firme de Raoní Folhaverde. A liberdade já raiou nas terras de todo o Bàdiu. É paliar!

Hércules Ourinho – Você já agradeceu Esmer Gitan hoje?

Hércules Ourinho – Aqui é Hércules Ourinho

Dino Ourinho – E eu sou Dino Ourinho

Hércules Ourinho – Somos historiadores, brasileiros, somos da mesma matéria e da mesma carne. Somos pai e filho, mas isso vai além: somos compatriotas nessas terras paliadas.

200 anos de história e liberdade

É uma honra, nesses duzentos anos de paliar, poder ouvir a voz deste exemplo de homem. Papai, por assim dizer, foi silenciado, emudecido por tristes momentos da história, mas hoje, nesta iniciativa da Rádio Arabutã, não poderia ter um convidado melhor para abertura das programações do paliar. Ele é não é apenas um exemplo pra mim, mas é um exemplo pro Bàdiu. Exemplo de superação e de libertação. Seja bem-vindo, Dino Ourinho!

Dino Ourinho – Ora, meu filho, assim me emociono. Ora… Belas palavras. Devo dizer que este é um grande momento. Há 2 séculos Raoní Folhaverde teve disposição, coragem, pra ocultar as nossas terras da maldade juruá. Nosso povo desde então ganhou, “como dizer”, ganhou a possibilidade de se tornar quem era. Não existe, meu filho, uma liberdade, um “privilégio” maior do que este. Acredite…

Hércules Ourinho – E eu acredito, meu pai, como eu acredito. Como disse Quincio Cincinato: Conheça a ti mesmo. Eis aí, meus caros ouvintes, o maior desafio e o maior privilégio para o caráter de um bruxo. É nessa linha tênue que descansa a luz e a treva. A liberdade, papai, ouvintes, é dual…

200 anos de história e liberdade

Dino Ourinho – O preço da liberdade, Hércules, é a eterna vigilância

Hércules Ourinho – Puxa… (silêncio)… É isso mesmo. Porque a liberdade de forma geral, é a condição daquele que é livre. É a capacidade de agir por si mesmo. É autodeterminação, independência!

Dino Ourinho – Que? O que que que você disse no fim? Não escutei….

Hércules fala mais alto

Hércules Ourinho – Dizia que a liberdade é a condição daquele que é livre. Autodeterminação, independência. (Hércules fala com a produção mais baixinho) Querido, por favor, consegue aumentar um tantinho a recepção de Dino Ourinho?

VOZ DE FUNDO – Claro, claro…

Hércules Ourinho – (Hércules fala com a produção mais baixinho) Grato…

Liberdade é isso, independência nas próprias decisões…  

Dino Ourinho – Bem melhor assim, muito obrigado…. (agradece a produção) Liberdade é autonomia, queridos, e autonomia é o direito ao livre arbítrio que faz com que qualquer indivíduo esteja apto a tomar suas próprias decisões. Autonomia pode ser perigosa, depende pra quem. Depende dos motivos. Os motivos são amplos. A autonomia é um conceito encontrado na moral, na política, na filosofia. É a capacidade de um indivíduo racional de tomar uma decisão não forçada, baseada em suas crenças e valores. Sabe, Hércules, ser livre é uma dádiva, mas dá uma trabalheira (gargalha)

200 anos de história e liberdade – Palavras chave:

e Harry Potter; porque Hogwarts; mas Hogwarts brasileira; e Castelobruxo; mas Escola de Magia e Bruxaria do Brasil; assim Castelo Bruxo; porque Varinhas; e Magia; mas Feitiçaria; assim Magia e feitiçaria; e Casas; assim Casas da EM; E 200 anos de história e liberdade

Links Úteis:

Livro: A Brigada dos Amaldiçoados;

Site: EMB;

Site teste;

Matriculas;